sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Pão integral...

um pão para os dia s em que se quer jogar as energias acumuladas de um dia loooooooonnngo. Esta receita foi tirada do Dadivosa é uma receita simples muito fácil mesmo e o qpode ser melhor ou pior depedende de cada um usa-se os famigerado fermento seco instatâneo aquele do saquinho. Prático muito prático.


Ingredientes:
2 xicaras de farinha de trigo integral
2 xicaras de farinha de trigo comum( sem fermento)
1 ovo 
1/2 colher de café de sal
1/2 xicara de óleo
1 pct de fermento seco instantâneo
1/2 xicara de água morna


Preparo:


Misture todos os ingredientes secos evitando que o sal entre em contato direto com o fermento(para que não altere a ação do fermento), coloque o ovo o óleo e por fim a água. Sove bem a massa por aproximadamente 20 minutos, deixe des cansar por uma hora em uma bacia coberta, ele vai dobrar de tamanho. Sove novamente e transfira para forma  grande de pão ou duas menores untadas com óleo, deixe descansar por mais uma hora e leve a forno para assar. Forno a 180°C.

Receitas com aproveitamento integral dos alimentos

Vou colocar aqui uma série de receitas com aprovitamento total dos alimentos, para evitar o desperdício. Essa idéia surgiu em função do trabalho de Feira de Ciências do Colégio Adventista de São Luis/MA onde minha filha Maria Clara estuda. 
O desperdício de parte dos alimentos é de fato preocupante, pois, sabe -se que nos talos , cascas e folhas existem grande fonte de nutrientes que vão parar no lixo todos os dias. A primeiro momento consumir cascas, talos e folhas pode parece repugnante pra alguns, principalmente os pirralhos, mas se bem misturados e acrescentados de forma adequada e imperceptível nas receitas serão consumidos por todos, que além de bem alimentados ajudará na economia doméstica.
Então daremos inicio a nossa série de receitas com aproveitamento integral dos alimentos.

Geléia da Casca do Abacaxi
Ingredientes

Casca de um abacaxi maduro

açúcar a gosto 
Água o bastante para cobrir as cascas
3 colheres(sopa) de amido de milho



Lave bem o abacaxi, descasque-o e leve as cascas para cozinhar(foto 1) por uns 20 a 30 minutos até a água ficar amarelinha(veja foto), após o cozimento esperiesfriar um pouco e bata tudo no liquidificador por 1 a 1,5 minutos.
Volte a panela e adoce a seu gosto , vá experimentando, acrescente o amido e leve ao fogo baixo. Mexa sempre sem parar até atinger o ponto desejado. Pode ser comido com pão , biscoito ou se colocado em pequenos potes e decorados com pedaços de abacaxi(foto). Leve a geladeira para gelar. 
P.S.
essa receita não é minha mas não lembro de onde tirei, mil desculpas.
**Dica:
aconselho a fazer aquele bolo invertido de abacaxi, onde se carameliza a forma e coloca-se o abacaxi em rodelas no fundo, e usar essa géléia como cobertura e consumir gelado.
Bjks obrigada.
Leleka

 

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Geléia de Acerola com casca de maracujá

TUTORIAL : GELÉIA DE ACEROLA Aqui onde moro tenho alguns pés de acerola. A produção é vasta e portanto não dá pra ficar só no suco, depois de pesquisar algumas receitas de doce, e infelizmente encontrei basicamente receitas de geléias, onde umas pediam gelatina sem sabor e outras que garantiam não usar a gelatina, mas demoravam muito pra atingir o ponto ideal. Coloquei-me a pensar um pouco e achei uma solução para substituir a gelatina e reduzir o tempo de cozimento. Então lá vai esse tutorial, o meu primeiro é verdade, por isso desculpem as falhas . Ingredientes 1 e ½ litro de acerola bem maduras e vermelhas(medir no copo do liquidificador) 240 ml de água 2 xic (chá) de açúcar Cravinho(opcional) Cascas( só a parte branca, entre-casca) de 2 maracujás de tamanho médio Modo de preparo: 1 Bata a acerola com a água até obter um suco bem grosso(reduz a quase metade do volume inicial); 2 Leve para cozer com o açúcar; 3 Lave bem as entre-cascas do maracujá e coloque para cozer junto com o açúcar e acerola. Usar acerolas maduras bem vermelhas resulta em melhor sabor e coloração da geléia. Inicio do cozimento em fogo baixo. Durante o cozimento levanta bastante espuma por isso use uma panela alta e de fundo grosso, essa é inox fundo triplo. As entre-cascas ficam transparente. A foto não mostra bem, mas ficam. A textura ideal fica a seu critério, vá colocando em uma colher pequenas quantidades e esfrie então perceberá o ponto que você goste mais. Para ficar com essa aparência cozinhou por volta de 40 a 50 minutos.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Saudades

Bem falar das saudades que sinto tem que pra começo de conversa falar de Cacoal/RO e de como vim parar aqui...meu marido, na época(em 2006) namorado, fez um concurso para Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB e a contra-gosto colocou Rondônia. Contra- gosto dele, mas com grande incentivo meu... "desbravando novas terras", pensava eu(grande achismo). E ele foi aprovado, 6 meses depois nos casamos. Ele já morava aqui desde maio e eu só vim em janeiro de 2007.E assim tudo começou. Cacoal é uma cidade desenvolvida comparada a maioria das cidades de setenta e poucos mil habitantes do norte e nordeste do país, bons supermercados , ótimo centro comercial, se destaca por ser um poló educacional com quatro centros de ensinos superior particular( cursos presencial e virtual) e um campus da universidade federal, mas com um nível de vida caro, o que ocorre em todo o Estado de Rondônia, repleta de capixabas, gaúchos, paranaenses e demais naturalidades do sul e sudeste do Brasil, esses sim verdadeiros desbravadores dessas terras. Eu e Davinson, estamos na verdade desbravando a nós mesmos e a nossa imensa capacidade de suportar as saudades...de tudo e de todos , até mesmo em alguns momentos...de coisas que tínhamos a certeza( e deixando de ser certeza virou achismo), de que não gostávamos. Aqui nos falta amigos, deixando claro que já construimos algumas amizades, nos falta a brisa do mar, sentar na Avenida Litorânea sentir a brisa e tomar uma gelada(que falta faz!)..., comer caranguejo, camarão , vatapá, de camarão por que aqui tem um de frango que não sei mas meu psicológico não me permiti gostar,mas incondicional é a falta que a família nos faz. É uma saudade tão grande que constantemente sentamos e nos lembramos de coisa, fatos e ...de muitas besteiras e loucuras. Aquelas loucuras de família que quando são originalmente engraçadas ficam mais engradas e as que se um dia foram dramas(pastelão) viram motivo de gargalhadas. Família...que maravilha...amo vcs.Carnaval em Recife/PE. Minha mãe e minha sogra comendo um caranguejo em São Luis/MA. Mas de verdade, estamos também ganhando experiência de vida, aprendendo coisas novas, amadurecendo...ampliando nossa história de vida. Ou seja, estamos vivendo com alguns achismo(risco) e muitas certezas É isso saudades e vontades ...quem não passa por essas? Beijos Leleka Maria

vida mais saudável...

Hoje resolvi criar esse blogger, e essa decisão não foi um achismo ... foi uma CERTEZA. Comecei a sentir necessidade de me espressar , dar opnião sobre o tudo e o todo, de divulgar meus achismos ( os publicáveis) e minhas certezas(essas sem dó alguma). Mas é preciso antes de tudo me apresentar. Sou Alessandra Maria de Sousa, Engenheira Agrônoma, atualmente dona-de-casa (as veses com e outras sem culpa), 37 anos de vida(sempre com algum risco e muitas certezas, alguns poucos achismos), duas filhas Maria Clara de 11 anos e Maria Fernanda de 1 ano(duas certezas maravilhosas), estou casada a quase 3 anos (outra certeza) com Davinson (agronomo). Nasci em São Luís do Maranhão e hoje moro em Cacoal/RO( grande achismo) isso desde que casei. A postagem de hoje foi curta, mas sabe como é ...o início de tudo...um passo de cada vez. Bjs, bom fim de semana e que Deus abençoe a todos nós sempre,amém.