sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Receitas com aproveitamento integral dos alimentos

Vou colocar aqui uma série de receitas com aprovitamento total dos alimentos, para evitar o desperdício. Essa idéia surgiu em função do trabalho de Feira de Ciências do Colégio Adventista de São Luis/MA onde minha filha Maria Clara estuda. 
O desperdício de parte dos alimentos é de fato preocupante, pois, sabe -se que nos talos , cascas e folhas existem grande fonte de nutrientes que vão parar no lixo todos os dias. A primeiro momento consumir cascas, talos e folhas pode parece repugnante pra alguns, principalmente os pirralhos, mas se bem misturados e acrescentados de forma adequada e imperceptível nas receitas serão consumidos por todos, que além de bem alimentados ajudará na economia doméstica.
Então daremos inicio a nossa série de receitas com aproveitamento integral dos alimentos.

Geléia da Casca do Abacaxi
Ingredientes

Casca de um abacaxi maduro

açúcar a gosto 
Água o bastante para cobrir as cascas
3 colheres(sopa) de amido de milho



Lave bem o abacaxi, descasque-o e leve as cascas para cozinhar(foto 1) por uns 20 a 30 minutos até a água ficar amarelinha(veja foto), após o cozimento esperiesfriar um pouco e bata tudo no liquidificador por 1 a 1,5 minutos.
Volte a panela e adoce a seu gosto , vá experimentando, acrescente o amido e leve ao fogo baixo. Mexa sempre sem parar até atinger o ponto desejado. Pode ser comido com pão , biscoito ou se colocado em pequenos potes e decorados com pedaços de abacaxi(foto). Leve a geladeira para gelar. 
P.S.
essa receita não é minha mas não lembro de onde tirei, mil desculpas.
**Dica:
aconselho a fazer aquele bolo invertido de abacaxi, onde se carameliza a forma e coloca-se o abacaxi em rodelas no fundo, e usar essa géléia como cobertura e consumir gelado.
Bjks obrigada.
Leleka

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira, sinta-se a vontade para comentar.
Obrigada,
Leleka Maria